Novembro Azul

Reforçando a campanha Novembro Azul para conscientização sobre o câncer de próstata, o médico geriatra Dr. Emerson Freitas fez um apresentação no SBA Residencial com ênfase na prevenção da doença.

Sr. Thomas Polisaitis, gerente geral da SBA abriu o evento destacando a importância de derrubar preconceitos para cuidar da saúde. Chamou a atenção também para a presença majoritária das mulheres na palestra, as quais, demonstrando interesse pelo tema, irão replicar as orientações para seus familiares e amigos.

Dr. Emerson apresentou os sintomas e características das doenças da próstata, falou da dieta e dos hábitos de vida que favorecem o aparecimento dos problemas, além das práticas e alimentos que contribuem para evitar o adoecimento.

Sintomas:  obstrução (dificuldade) para urinar, incontinência e aumento da frequência para urinar, dor na região pélvica.

Fatores que favorecem doenças da próstata:  sedentarismo, obesidade e estresse.

Alimentação:

A boa dieta para a próstata inclui brócolis, castanha-do-pará, chá verde, cogumelo, shitake, romã, salmão, tomate cozido, salmão, açafrão.

Deve-se evitar: alimentos enlatados, por liberarem metais nos alimentos tornando-os prejudiciais à saúde; alimentos industrializados cujos aditivos causam intoxicações e inflamações; alimentos enlatados industrializados, excesso de gorduras, excesso de carne vermelha (devido aos hormônios administrados aos animais, que ingerimos com a carne e favorecem o aparecimento de tumores); excesso de álcool e açúcar.

Exames: devem ser feitos os exames de toque, PSA e ultrassom com frequência anual após os 50 anos; caso o homem tenha histórico familiar ou seja da raça negra, deve fazer exames anualmente após os 45 anos.

Em resumo, prevenir e se cuidar continua sendo a melhor forma de evitar consequências indesejáveis e sofrimentos futuros!

 

Share