Balanço Capelania SBA – A importância da Espiritualidade em todas as idades

Capelania da SBA recebe participações especiais

Ao longo do primeiro semestre deste ano, a Capelania da SBA, conduzida pelo Pastor Nino, realizou 16 celebrações aos finais de semana e recebeu diversos grupos de corais, de jovens músicos, de teatro, além de palestrantes e até uma orquestra. As ações são realizadas sempre no primeiro sábado do mês e aos domingos de manhã, a cada quinze dias. Durante esses eventos são abordados temas motivacionais e religiosos, sempre promovendo o otimismo, a reflexão e a alegria através das músicas.

Abaixo segue:

  • Texto elaborado por nosso Capelão, Pastor Nino, que ressalta a importância da espiritualidade.
  • Link com fotos das ações realizadas.

 

A importância da espiritualidade em todas as idades

Capelania na SBA

O interesse sobre a espiritualidade e a religiosidade sempre existiu no curso da história humana, a despeito de diferentes épocas ou culturas. Contudo, apenas recentemente a ciência tem demonstrado interesse em investigar o tema. Estudos e pesquisas demonstram que a faixa etária acima dos 65 anos é aquela com mais contato frente a sua espiritualidade e religiosidade.

O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. Em países desenvolvidos, a população idosa (acima de 65 anos) já ultrapassou o número de crianças e estima-se que em 2050 teremos 32% de pessoas idosas, totalizando uma criança para cada dois idosos. Se a questão da finitude parecia longínqua, pouco pensada, na velhice, torna-se mais próxima e até real. A morte de pais, parentes e amigos remete imediatamente à própria morte. O retorno a uma prática religiosa passa a ser mais evidente, sendo por muitos percebida como indispensável. Não é sem razão que muitos consideram a velhice como a etapa em que um balanço da vida é necessário e inevitável”

A prática da Espiritualidade na velhice

Segundo o médico americano Harold Koenig • “Religião é o sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos designados para facilitar o acesso ao sagrado (Deus, força maior, verdade suprema …).

  • Religiosidade é o quanto um indivíduo acredita, segue e pratica uma religião. Pode ser organizacional (participação na igreja ou templo religioso) ou não-organizacional (rezar, ler livros, assistir programas religiosos na televisão).
  • Espiritualidade é uma busca pessoal para entender questões relacionadas à vida, ao seu sentido, sobre as relações com o sagrado ou transcendente que podem ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas ou formações de comunidades religiosas.”

De acordo com a pesquisa promovida pelo Instituto Gallup Internacional em 2005, que envolveu cerca de 50.000 pessoas em 65 países do mundo, mais de um terço dos entrevistados revelaram ser religiosos e os idosos foram aqueles com maior grau de religiosidade (quase 70% declararam-se religiosos, em relação a 60% dos jovens).

Nas celebrações realizadas pela Capelania no SBA Residencial, procuramos desenvolver temas do cotidiano dentro da espiritualidade respeitando o credo e as posições religiosas de cada morador.

Pr. Nino Ribeiro – Junho 2017

 

 

Agradecimentos especiais aos voluntários que participaram das celebrações ao longo do primeiro semestre: Coral Ramá, Orquestra Acordes de Davi, Psicanalista Paulo Bregantim, Jovens da Assembleia de Deus – Brás/SP, Pianista Lucas, Jovens do projeto P-4 Jundiaí e o Grupo Máquina do Riso (com fantoches).

 

Celebrações Capelania 1° Semestre 2017 / Google Photos

Deixe uma resposta