Dia da Polônia

Seguindo o ritual de celebração das datas nacionais, Thomas Polisaitis, gerente geral da SBA e a equipe do Residencial prestaram uma homenagem (leia mais) aos moradores poloneses Bárbara Marja Sieradzka, Christine Peters, Dawid Cukier e Guitla Uitla Rosset Halpern.

O dia da Polônia celebra a Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791, considerada a primeira moderna constituição nacional codificada da Europa, assim como a segunda mais antiga no mundo. Thomas falou um pouco sobre a história da Polônia e destacou alguns de seus cidadãos mais conhecidos mundialmente (leia abaixo).

Foram exibidos vídeos com típicas e belas imagens da Polônia, seguidos pela execução do hino nacional e a entrega de flores para os moradores homenageados. Parabéns, Polônia!!

Nicolau Copérnico é tido como fundador da astronomia moderna.  Nascido em 1473 em Torun, ele descobriu que o sistema solar é heliocêntrico, ou seja, que os planetas giram ao redor do sol. Até então, se acreditava que a Terra era o centro do universo e tudo girava em torno dela.

O Papa João Paulo II (1920 – 2005) nasceu como Karol Josef Woityla na pequena cidade de Wadowice. Eleito papa pela igreja católica em 1978, foi o primeiro pontífice não-italiano em 455 anos de história.

 Fryderyk Chopin é um dos compositores e pianistas mais conhecidos e geniais da história. Dedicou praticamente toda sua obra ao piano. Nascido em 1810 em Zelazowa, fez seu primeiro concerto aos 8 anos de idade.

Nascida em 1867, a cientista Marie Curie-Sklodowska foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, em uma época onde o mundo da ciência era predominantemente masculino. Com o marido, ela descobriu os elementos químicos Polônio e Rádio, que emitem radioatividade, abrindo assim caminho para a física nuclear.

 

 

Share