Como garantir bem-estar e qualidade de vida aos idosos

Como garantir bem-estar e qualidade de vida aos idosos

Espaços de convivência aliam conforto de um condomínio residencial com cuidados médicos e atividades que estimulam o convívio

Um país cada vez mais grisalho e experiente como o Brasil, detém hoje uma das maiores taxas de envelhecimento do mundo. Nos últimos 40 anos o número de pessoas com mais de 70 anos aumentou cinco vezes. De 1,7 milhão de idosos passou para 8,8 milhões, o que corresponde a 4,6% da população atual, estatísticas que fazem parte de levantamentos do IBGE.

Todo este contingente tem aumentado a preocupação com o bem-estar dos idosos refletindo na qualidade de vida, na segurança e na felicidade destes. Vive-se mais e vive-se com qualidade, e os números comprovam mais uma vez que a expectativa de vida no Brasil pulou de 53,3 para 72,8 anos, em média.

Enquanto a sociedade se adapta, ainda é preciso solucionar algumas questões que estas mudanças demográficas provocam nela, seja na adaptação de espaços públicos, seja na adequação de novas formas de convívio familiar.

Uma solução moderna e que proporciona segurança para os idosos e suas famílias, é a opção por um espaço de convivência, especialmente dimensionado e projetado para o público da terceira idade.

Acidentes e depressão: os maiores inimigos dos idosos

As grandes cidades são hostis a quem passou dos 70 anos e tem sua mobilidade reduzida.

Por outro lado, a solidão e a falta de convívio com amigos, leva, comumente à depressão. Médicos geriatras apontam que nos próximos anos a maior causa de morte dos idosos será a depressão, ou doenças ligadas a ela.

Muitas vezes não se trata apenas de idosos abandonados, mas de uma rotina diferenciada das famílias, onde cada um tem seu horário e compromissos.

Quatro passos para a qualidade de vida dos idosos

Orientações simples e que podem fazer a diferença, dependendo somente da força de vontade de cada um

1 – Pratique exercícios regularmente

  • Caminhadas, alongamentos e hidroginástica são os mais indicados. Mas a dança de salão também é uma dica preciosa: além da atividade física, aprimora a autoestima e estimula a convivência;

2 – Mantenha-se ocupado

  • Buscar diferentes ocupações para combater o ócio é fundamental. Pode ser ensinando o que detém por experiência ou participando de atividades voluntárias. O computador e a internet têm sido grandes aliados. Nos últimos oito anos o número de internautas com mais de 60 anos aumentou 1.000%;

3 – Alimente-se bem. Beba muita água

  • Além dos cuidados com alimentação, dando preferência a legumes, verduras e frutas, a ingestão de água também merece atenção. Idosos tendem a beber menos água, o que é altamente prejudicial. Neste caso opte pelas frutas para se hidratar, com destaque para a melancia, o melão e a laranja;

4 – Conviva mais com a família

  • Idosos adoram conviver com os netinhos numa saudável troca de experiências. Os mais velhos repassam sua experiência e os mais novos atualizam os idosos. Com mais tempo livre é hora de aumentar o diálogo e o aconselhamento entre pais e filhos.

 

Autonomia com segurança, disciplina e atenção 24 horas

Os espaços de convivência lidam muito bem com estes dois principais problemas: acidentes e depressão, garantindo a privacidade e a individualidade dos idosos, proporcionando a segurança de um condomínio fechado. As pessoas podem circular livremente, receber visitas e sair do espaço quando quiserem, sem o estresse do trânsito pesado das regiões mais centrais.

A possibilidade de conviver e interagir com pessoas da mesma idade é garantida por diversas atividades programadas e supervisionadas por pessoal especializado, sem contar no conforto de poder tomar café da manhã ou almoçar com colegas, agora vizinhos do mesmo espaço de convivência.

Um residencial especialmente projetado para a Terceira Idade

A Sociedade Beneficente Alemã (SBA) é uma entidade que oferece uma opção especial de moradia para os idosos, dentro de seu espaço de convivência. Além de alguns modelos de casas e apartamentos, também disponibiliza uma área especialmente projetada para receber moradores com um grau maior de dependência. Tudo sob o cuidado de médicos e enfermeiros, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esta nova modalidade traz ganhos substanciais para idosos e seus familiares, mas trata-se de uma medida que exige muita reflexão e pesquisa. Os mais velhos ganham autonomia, conforto, segurança e cuidados 24 horas por dia, incluindo alimentação, atividades diárias e dezenas de novos amigos. A família ganha tranquilidade, pois sabe que seus entes mais queridos estão seguros e próximos. Basta querer visitá-los, sem restrições de horários e dias.

Confira aqui a estrutura do SBA Residencial e várias opções para os idosos e seus familiares.

 

Clique, agora, em SBA Residencial

Share