Agenda do Morador: Encontro Musical

Às vésperas do carnaval, em um dia muito quente, próximo a um lago, podia-se ouvir um grupo de vozes entoando a famosa marchinha de carnaval Cidade Maravilhosa. Eram senhoras moradoras do SBA Residencial que cantavam durante o Encontro Musical, atividade conduzida pela fonoaudióloga Aline Rufo duas vezes por semana.

O Encontro Musical tem como principal objetivo relembrar e cantar músicas de diferentes épocas, escolhidas pelos participantes do grupo. O repertório é bastante abrangente e frequentemente adota temas do calendário, como

Carnaval, Natal, Páscoa, Dia das mães, entre outros.

Em geral, são apresentadas cinco músicas por semana, sendo a segunda sessão uma repetição da primeira para melhor aproveitamento das canções. Os moradores acompanham o áudio com as letras impressas e são estimulados a cantar juntos.

Durante o encontro, são executados exercícios para o relaxamento e o fortalecimento da musculatura laríngea e dos órgãos fonoarticulatórios, tanto no início, quanto ao final da sessão. Através do cantar, são trabalhadas habilidades cognitivas como a memória auditiva, a prosódia (pronúncia correta das palavras), a linguagem, além de noções de ritmo e melodia musical.

O encontro também promove a socialização entre os seus participantes e o bem-estar. Como diz um antigo ditado, quem canta, seus males espanta!

 

 

Share