A importância do acompanhamento nutricional do idoso.

A importância do acompanhamento nutricional do idoso.

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando, e por isso é fundamental promover qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. Nessa fase da vida, cuidados com a alimentação e acompanhamento nutricional do idoso se tornam fundamentais, pois é quando ocorrem mudanças fisiológicas significativas que prejudicam a nutrição adequada para o idoso.

Dificuldades de mastigação, deglutição, diminuição de apetite e de paladar, além de fatores emocionais, são aspectos que interferem diretamente na aceitação das refeições, o que ocasiona prejuízos no estado nutricional do idoso e leva à falta de nutrientes.

A nutrição adequada

É comprovado através dos impactos que o acompanhamento nutricional do idoso, tem grande representação na saúde do mesmo, pois o tipo de dieta impacta no surgimento e no controle de doenças. Portanto, a prescrição da dieta para um idoso deve ser realizada por um profissional de nutrição e requer uma análise detalhada de diversos aspectos da vida e da saúde do mesmo. Além disso, a dieta deve ser individualizada buscando atender sempre às necessidades nutricionais.

Quando o idoso mora sozinho, a alimentação adequada é um desafio, tendo em vista o fato de existirem no mercado muitas opções de alimentos prontos e com baixo valor nutricional. Outra fato que requer atenção é quando o idoso deixa de realizar alguma refeição, não ingerindo a quantidade adequada de energia e principalmente, de proteína, tão necessárias para manter um estado nutricional saudável.

Em uma ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, o residente recebe o atendimento nutricional ideal, pois ele é assistido periodicamente por uma equipe capacitada, além de ser orientado quanto as suas escolhas. Caso o estado nutricional não esteja adequado, sua alimentação pode ser complementada de forma individualizada, visando sempre a recuperação nutricional do idoso.

 

Baixe nosso E-book, Hora de decidir! Ele vai lhe ajudar!

cta_e-book_hora_de_decidir_sba_residencial_baixe_aqui_sem_baixe_aqui

Share