Incentive a qualidade de vida e o bem-estar para terceira idade

Quem está na terceira idade sofre com o desgaste no próprio corpo e pode necessitar de alguns cuidados especiais a fim de manter a qualidade de vida. A maneira como a pessoa chega a terceira idade está relacionada em 70% aos hábitos cotidianos contra apenas 30% da genética. Dessa forma, consegue-se perceber que os exercícios, alimentação e outros cuidados são os principais responsáveis por prolongar ou encurtar a expectativa de vida e a forma como os últimos anos de vida serão aproveitados.

Visando garantir mais disposição e condições para as pessoas mais experientes cumprirem com a sua rotina, é necessário investir em atividades que proporcionem bem-estar. Elas podem ser bastante variadas e, quando combinadas permitem que se aproveite melhor a terceira idade de forma sã. Confira as sugestões que o SBA Residencial separou especialmente para incentivar quem está na terceira idade a se manter ativo e feliz.

Atividades físicas

As atividades físicas são essenciais para que os movimentos não sejam comprometidos. Com a idade é comum que ocorra a perda de massa muscular, levando a dificuldade de locomoção. Outro problema relacionado a perda muscular está no fato da musculatura não proteger o osso de forma adequada e como esse já se encontra mais fragilizado, pode ser fraturado com facilidade.

Porém, a maior parte das pessoas que está na terceira idade nunca praticou exercícios físicos de alta intensidade e esse não é o momento de se começar. As atividades mais leves são mais indicadas, como a dança natação, hidroginástica, entre outras. Elas ajudarão na movimentação e fortalecimento muscular, além de servirem como atividade lúdica.

Relacionamento com grupos diversos

A interação social é fundamental para melhorar a qualidade de vida e essa não deve ficar restrita apenas a família ou grupos da terceira idade. Quanto maior o número de pessoas e grupos diferentes for possível interagir, melhor será.

Assim, ele pode contribuir com suas experiências de vida e também aprender coisas novas, incentivando a troca de experiências. Isso ajuda a manter a mente saudável e evita que se tenha a sensação de isolamento ou incapacidade.

Um exemplo de atividade que incentiva o relacionamento é o Café Filosófico, realizado no SBA Residencial com o intuito de promover diálogos interessantes e troca de saberes entre os moradores.

Alimentação equilibrada

Ter uma dieta balanceada contribui de diferentes formas com a saúde. Ela vai fornecer todos os nutrientes que o corpo precisa para se manter forte e combater algumas doenças. Além disso, os “alimentos saudáveis” garantem energia e dão mais disposição.

O uso frequente de alimentos industrializados, por outro lado, pode trazer complicações de saúde como aumento da pressão pelo excesso de sal e até mesmo uma desnutrição.

Residência adequada

É bem possível que as pessoas que estão na terceira idade comecem a apresentar algumas restrições, principalmente físicas, e a casa precisa estar adaptada para essa nova realidade. As escadas podem se tornar uma grande barreira, tapetes no chão podem aumentar o rico de quedas, pode ser necessária supervisão constante etc.

Tudo deve ser pensado para atender as necessidades de quem está na terceira idade a fim de que tenha menos dependência e não se sinta constrangido. Um condomínio residencial para terceira idade é uma boa opção por conseguir ofertar tudo isso ao mesmo tempo em que permitem a interação social.

Cuidados com a saúde

Ter um médico presente ajudará a identificar problemas de saúde, proporcionando o melhor tratamento ou agindo de maneira preventiva. Os exames periódicos devem ser feitos com regularidade e, ao menor sinal de problema, um especialista deve ser consultado, uma vez que o organismo nessa fase é menos resistente.

As vacinas também deve estar em dia e sempre que houver campanhas de vacinação, como a da gripe, a dose de imunização deve ser aplicada.

Eventos lúdicos

Esses podem ser os mais variados possíveis como: trabalhos manuais, passeios culturais, jogos interativos, jantares, etc. Todos eles contribuem principalmente com a saúde mental e melhoram a qualidade de vida, elevando a autoestima.

Todas essas atividades e muitas outras que podem ter um fundo recreativo ajudarão a trazer alegria, fazendo com que a agonia e dores sejam esquecidas por um momento. Porém, é comum que muitos não queiram participar de algumas delas, sendo preciso criar incentivos e demonstrar que são capazes de interagir e se divertir.

Com a maior expectativa de vida é preciso fazer com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e não se sintam sozinhos. A interação social e os cuidados com o corpo e a mente ajudarão nesse processo e proporcionarão maior bem-estar.

Para saber como garantir tudo isso a um ente querido, conheça um pouco mais sobre o Residencial SBA, pois ele reúne todas essas qualidades. 

Baixe agora gratuitamente E-book a hora de decidir!

Share