Interação Assistida por Cães

Pensando em oferecer mais opções de entretenimento e bem-estar, a equipe de Hospitalidade do SBA Residencial contratou especialistas em Interações Assistidas por Animais (IAA) para promoverem uma divertida manhã de convívio entre cães e moradores.

Aníbal, Batata, Brisa, Nix e Valente são animais muito bem tratados e treinados para lidar com idosos. Além dos cuidados fundamentais de higiene e saúde, os cães recebem adestramento específico para reagir positivamente aos estímulos dos humanos e também incentivam as pessoas a brincar e se movimentar.

As orientadoras Fabiana Dutra e Fátima Neves, acompanhadas por Adriana e Carolina,  trouxeram seus fiéis colaboradores de quatro patas no sábado (12/3) para conhecer cerca de 50 idosos que puderam acariciar, brincar e observar a docilidade e inteligência dos ‘melhores amigos do homem’.

As IAAs podem ocorrer de algumas maneiras distintas. As mais utilizadas atualmente são as Terapias, Atividades, Educação e os Cães de Assistência. No SBA Residencial estamos trabalhando com as Atividades Assistidas por Animais (AAA), onde é possível atender a um grande grupo de pessoas, oferecendo momentos lúdicos e prazerosos com os cães.

O objetivo da IAA é aprimorar a sociabilidade, melhorar aspectos emocionais e a função cognitiva. Considerando inclusive que muitos moradores do SBA Residencial já tiveram animais de estimação, o contato proporcionado pela IAA traz vários benefícios.  Um estudo do Journal of the American Association of Human-Animal Bond Veterinarian (África do Sul, 2001) concluiu que após 15 a 20 minutos de interação são potencializados os seguintes aspectos: socialização, comunicação, memória, percepção da realidade, concentração, atenção, colaboração, resolução de problemas, confiança, afetividade, elevação da auto-estima, estabelecimento de vínculos, aceitação da reabilitação e prática de atividade física.

Thomas Polisaitis, gerente-geral da SBA foi um dos mentores/apoiadores da iniciativa de trazer a TAA para nossa rotina. “Tenho quatro cães e sei o bem que me fazem. São animais historicamente muito ligados ao homem e não tenho dúvida de que a terapia será bem recebida por nossos moradores e trará mais bem-estar a eles”.

 

[pi_ifg data_shortcodeid=’pi_ifg’ pi_user_id=”117916604358512877018″ pi_album_id=”6264876744707720337″ pi_sort_album=”standard” pi_type=”picasa” pi_style=”tiled_gallery” pi_slideshow_limit=”” pi_maximun_width=”” pi_slideshow_autoplay=”” pi_slideshow_single_item=”0″ pi_slideshow_items=”5″ pi_slideshow_items_desktop=”5″ pi_slideshow_items_tablet=”2″ pi_slideshow_items_mobile=”2″ pi_theme=”light” pi_thumbnail_alignment=”justified” pi_thumbnail_lazyload=”true” thumbnail_width=”” thumbnail_height=”” pagination_max_thumbnail_lines_per_page=”” thumbnail_gutter_height=”” max_item_per_line=”” pi_breadcrumb=”true” pi_thumbnail_label=”true” pi_thumbnail_label_alignment=”center” pi_thumbnail_label_position=”overImageOnBottom” pi_max_width=”” pi_color_scheme=”none” pi_thumbnail_hover_effect=”slideUp” pi_item_selectable=”false” pi_rtl=”false”]

 

 

 

Deixe uma resposta