A qualidade de vida para quem está na terceira idade

O processo de envelhecimento apresenta-se de maneiras diferentes para cada um. Alguns não aceitam a chegada da idade e tendem a não conviver bem com o processo natural de desgaste do corpo e da mente. Mas há quem aceite e aprenda a lidar com o envelhecimento da melhor maneira possível, desafiando-se a cada momento, buscando aprender e alcançar o bem-estar e a qualidade de vida diariamente. 

 

Como a sociedade encara o envelhecimento 

 

Uma vez que a própria sociedade tende a reprimir e desvalorizar o ser humano conforme este envelhece, é fundamental que o indivíduo pare e analise como lida com o próprio envelhecimento e com o das pessoas que o cercam.  

 

Tornou-se tão comum considerar quem está na terceira idade como alguém incapaz e com memória fraca. Entretanto, esquecemos que são eles os indivíduos que carregam a maior bagagem e experiência de vida, sabedoria e ensinamentos! 

 

Quem está na terceira idade não precisa e nem deve ser destinado a uma vida de inatividade e dependência. É preciso criar alternativas e espaços voltados para práticas da terceira idade, como atividades físicaslazer e alimentação 

 

Sair e socializar é o melhor remédio 

 

Para manter seus moradores ativos, o SBA Residencial promove passeios em grupo em locais como o Pico do Jaraguá, Sala São Paulo e a Igreja da Gruta. Outra atividade bacana são os Chás Filosóficos para trocar ideias e experiências. Este é um evento que foca no exercício do livre pensamento e este evento está na grade de atividades do dia a dia dos moradores. 

 

Oferecer todo o suporte e apoio necessário é imprescindível, mas sem deixar de respeitar o espaço e a individualidade, incentivando a busca pela própria essência e personalidade. Principalmente quando se trata de questões estéticas; o importante é deixar claro a importância de aceitar o curso natural da vida e aproveitar a beleza mais madura, deixando de se importar com padrões inatingíveis nesta idade.  

 

 

O envelhecimento bem-sucedido 

 

Para falar sobre um envelhecimento bem-sucedido, podemos entender que é aquele em que a pessoa aceita a chegada da terceira idade e aprende a viver com ela da melhor maneira possível, buscando manter o controle sobre sua vida de acordo com suas escolhas pessoais. Quando o indivíduo tem autonomia sobre a própria vida e tomada de decisões, é possível manter a essência e a personalidade vivas, proporcionando a liberdade que cada um precisa durante essa etapa. 

 

Mesmo que uma pessoa precise de cuidados especiais, deve-se preservar o seu próprio espaço e estilo de vida, permitindo que a mesma detenha o controle da sua rotina, na medida do possível. Proporcionar melhorias e qualidade de vida para essas pessoas, oferecendo-lhes oportunidades de exercitarem mente e corpo, atividades de lazer e interação social são essenciais para ajudá-los a viver plenamente essa fase da vida. 

 

Existem alguns pontos que são extremamente importantes para proporcionar conforto e segurança durante o envelhecimento do ser humano, e que cabe à parcela jovem da sociedade garantir aos seus entes queridos. Alguns desses pontos são: 

 

  • Autonomia e independência; 
  • Segurança financeira; 
  • Companhia de familiares e amigos; 
  • Vida social e lazer; 
  • Prática de atividade física. 

 

O SBA Residencial e a qualidade de vida como prioridade 

 

O SBA Residencial tem como foco oferecer toda a estrutura e cuidados que o público da terceira idade precisa. Além de dispormos de atendimento médico 24 horas por dia, contando com especialistas de diversas áreas, oferecemos também um cardápio de alimentação saudável sob orientação de nutricionistas, espaços para prática de atividades físicas de acordo com a necessidade de cada morador, sob cuidados de profissionais extremamente capacitados, ambientes de leitura e lazer, programações culturais e atividades de interação entre nossos moradores. 

O SBA Residencial – Sociedade Beneficente Alemã, está localizado no bairro do Butantã em São Paulo, onde há mais de 150 anos vem trabalhando com atenção à saúde, carinho, conforto e segurança, fundamentais para viver plenamente essa etapa da vida.  

 

Baixe nosso e-book a hora de decidir