Rainha Silvia da Suécia recebe Prêmio em Berlim e realiza uma importante doação a SBA – quanta honra!

Em 26 de setembro de 2017, a Rainha Silvia da Suécia foi condecorada em Berlim, com o prêmio Theodor Wanner pelo seu amplo engajamento social.  O prêmio é concedido pelo IFA (Institut  für  Auslandsbeziehungen  –  Instituto de Relações Exteriores),  no valor de  €10.000,00 (dez mil euros), disponibilizados pela Fundação Peter Linder.  O patrono do IFA é o Ministro Federal dos Negócios Estrangeiros, Sr. Sigmar Gabriel, que proferiu um discurso solene para a Rainha e suas organizações que promovem o bem comum.  No seu discurso de agradecimento, Sua Majestade a Rainha Silvia, apresentou as diversas instituições por ela fundadas e declarou que terá muito prazer em doar o prêmio a Sociedade Beneficente Alemã (SBA).  A Rainha destinou este prêmio à SBA por ser uma associação que oferece um atendimento humanizado aos idosos com dependência cognitiva, e proporciona programas educacionais e culturais para 320 crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social em uma comunidade socioeconomicamente desfavorecida.

O Presidente da SBA, Sr. Weber Ferreira Porto, recebeu este nobre prêmio em nome de todos os diretores, conselheiros, colaboradores e voluntários da Instituição. Sr. Weber destacou em sua fala, as múltiplas atividades da SBA: Como o trabalho realizado pelo SBA Residencial que presta assistência de qualidade à saúde de idosos em diferentes graus de dependência, salientando que o objetivo da instituição é se tornar uma referência no atendimento de idosos demenciados; e também o Projeto Social SBA Girassol Kids/Pro que tem como missão promover o ensino de qualidade à crianças e jovens carentes no distrito do Grajaú/SP.

Ao final de seu discurso, Sr. Weber agradeceu emocionado a importante doação recebida de sua Majestade Rainha Sílvia Renata Sommerlath, dizendo que com este prêmio será possível lançar a pedra fundamental para o início do “Projeto ReHabitar”, que consiste na transformação de uma residência do SBA em uma casa de época planejada com detalhes de ambientação (móveis antigos, eletrodomésticos e produtos víntages), visando reinserir o idoso demenciado em um ambiente que remeta ao seu passado, para que ele possa desenvolver atividades que lhe tragam prazer e lembranças, de forma monitorada e segura.

O Presidente destacou ainda que o grande desafio da SBA é continuar trilhando este caminho de excelência pelos próximos 150 anos, de forma sustentável e focada na missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência.

Confira imagens da cerimônia de entrega do Prêmio Theodor Wanner 2017 (http://www.ifa.de/en/about-us/awards/theodor-wanner-award.html) e o discurso na íntegra do Presidente da SBA, Sr. Weber Porto.

 

DISCURSO DO PRESIDENTE DA SBA – SR. WEBER PORTO

 

Boa noite,

Prezada sua Majestade Rainha Sílvia Renata Sommerlath

Prezado Bundesaußenminister Sigmar Gabriel

Prezadas Senhoras e Prezados Senhores,

 

É uma enorme honra para nós poder estar aqui hoje recebendo essa “doação”.

A Sociedade Beneficente Alemã SBA foi fundada em 1863 com o nome de Deutscher Hülfsverein por membros da colônia alemã no Brasil.  Naquela época o número de imigrantes alemães era representado por aproximadamente 1.000 pessoas, um número expressivo dentre os 50 mil habitantes da cidade de São Paulo. O objetivo desse grupo era simplesmente auxiliar conterrâneos carentes e necessitados.

No início, as atividades visavam o sustento de órfãos pobres através de hospedagem, alimentação, vestimenta e concessão de aulas para crianças de pais pobres, além de agenciamento de emprego e concessão de passagens e fundos de viagem àquelas pessoas cuja enorme permanência causaria maiores transtornos à Sociedade.

Com o passar dos anos, a instituição foi se adaptando para atender pessoas mais idosas, que buscavam viver juntas, quando não tivessem mais suas famílias.

E somente com este grande espírito humanitário, se pôde manter essa instituição ativa ao longo desses 154 anos.

Com o aumento da longevidade das pessoas, o desafio ficou ainda maior, já que houve a necessidade de adequar a instituição para atender pessoas idosas enfermas, ou não. Como consequência, a instituição teve que modernizar suas instalações, criando uma unidade hospitalar para atender as pessoas com maior grau de complexidade patológica.

Há exatamente 25 anos, o casal alemão Angelika e Karhheinz Pohlmann, criou uma instituição chamada Girassol para atender crianças e jovens de uma comunidade extremamente carente da cidade de São Paulo, e que em 1998 foi incorporada a SBA.

Aqui na Alemanha foi criado o Förderverein Girassol, com a missão de arrecadar doações para nossas crianças.

Hoje a SBA tem como missão promover o ensino de qualidade à crianças (SBA Girassol Kids) e jovens (Centro Profissionalizante SBA Girassol Pro), em situação de vulnerabilidade social no distrito do Grajaú em São Paulo, e prestar assistência de qualidade à saúde de idosos em seu Residencial no bairro do Butantã em São Paulo.

Atualmente a doença de Alzheimer é o principal motivo de demência entre os idosos. No Brasil, esta patologia já atinge 1 milhão e duzentas mil pessoas, sendo que, apenas a metade destas têm acesso a um tratamento adequado. A cada ano surgem 100 mil novos casos e a estimativa, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, é de que esse número dobre até o ano de 2030. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que até 2050 o número de casos aumente em até 500% em toda América Latina.

Este crescente aumento da prevalência de demência na população brasileira, levou o SBA Residencial a se dedicar fortemente no atendimento de idosos com esta patologia.  Hoje, nossa equipe multidisciplinar atende 200 idosos, dos quais 150 são demenciados, garantindo um tratamento humanizado com conforto e bem-estar.

 

O SBA tem como objetivo se tornar uma referência no atendimento de idosos demenciados no Brasil, e para isso estamos iniciando uma série de atividades e eventos, começando no mês de outubro de 2017 com um Meeting que contará com a participação de renomados especialistas da área de neurologia, psiquiatria e geriatria, para debater atualizações sobre este tema.

 

Já em novembro de 2017 haverá um encontro com familiares de idosos demenciados, abordando o tema “Os Desafios e Soluções Nutricionais do Paciente com Alzheimer”. Em 2018 realizaremos um Simpósio intitulado “Demência em Foco” com a participação de diversos Pesquisadores, Instituições de Longa Permanência e Profissionais da Área de Saúde.

Com esta importante doação recebida de sua Majestade Rainha Sílvia Renata Sommerlath, será possível lançar a pedra fundamental para o início de um projeto chamado ReHabitar, que consiste na transformação de uma residência do SBA em uma casa de época, planejada com detalhes de ambientação (móveis antigos, eletrodomésticos e produtos víntages), visando reinserir o idoso demenciado em um ambiente que remeta ao seu passado, para que ele possa desenvolver atividades que lhe tragam prazer e lembranças, de forma monitorada e segura.

 

Sua Majestade, e prezados representantes do IFA, da mesma forma que agradeço nesse momento todos aqueles que nos últimos 154 anos se dedicaram para que pudéssemos manter a SBA ativa com o mesmo espírito de solidariedade de seus fundadores, agradeço em nome da nossa instituição, e em nome de todos nossos residentes e suas famílias, essa doação, que sem dúvida terá um papel importante, para que possamos, quem sabe, permanecer trilhando este caminho de excelência pelos próximos 150 anos, de forma sustentável e comprometidos com a missão de melhoria da qualidade de vida de idosos demenciados.

Muito obrigado

Weber Porto – Presidente SBA

 

Share