Refeições balanceadas, nutritivas e saborosas

O cardápio do SBA Residencial é desenvolvido mensalmente por uma nutricionista e uma técnica de nutrição, considerando sempre as preferências dos moradores.

Todos os dias, no horário do almoço, são disponibilizados dois tipos de proteínas diferentes (carne, frango ou peixe), um tipo de legume, um tipo de verdura e o clássico arroz e feijão, além de uma opção rica em fibras, o arroz integral. Nesta refeição, as saladas também são diversificadas e contam com duas opções de folhas, além de uma salada especial que contém preparações cozidas, e uma outra opção já temperada. Quanto ao tomate, este não pode faltar, pois os moradores apreciam bastante!

Já no horário do jantar, além das opções oferecidas no almoço, é elaborado diariamente um cardápio de sopas, que conta com a tradicional sopa de legumes, e uma segunda opção, que contempla os sabores preferidos dos moradores como canja, caldo verde, lentilha, entre outras.

A preparação

Para a elaboração dos cardápios, que deve ser nutricionalmente completo, é considerado o modo de preparo dos alimentos, que não devem conter alto de teor de sódio nem de lipídeos. São utilizados exclusivamente temperos naturais e frescos que garantem o sabor dos alimentos e a saúde dos moradores. Para o cozimento das proteínas, são priorizadas as preparações que deixam as carnes macias para melhor aceitação dos moradores, tendo em vista que muitos já não possuem mais uma mastigação e deglutição efetiva, e semanalmente, são oferecidas opções de grelhados para diversificar o cardápio.

Além desses cuidados, todos os dias um cozinheiro fica à disposição dos moradores durante as refeições, para preparar na hora, alguma opção com ovo, caso o residente sinta vontade.

Ao seu gosto!

No restaurante do SBA Residencial são oferecidos pratos para moradores que não possuem nenhuma restrição, pois afinal, aqui é a casa deles, e todos podem desfrutar de refeições que comiam antes de se mudarem para um residencial, mas sempre se alimentando com comidas saudáveis e nutritivas.

Sabores do passado

Outro diferencial da área de Nutrição e Cozinha, são os Festivais Gastronômicos da SBA, que são refeições especiais preparadas para que o morador se sinta em algum restaurante que costumava frequentar, como por exemplo, uma boa cantina italiana, e nesse dia, são oferecidos diferentes tipos de massas e molhos para estimular a capacidade de escolha e para que relembrem os sabores do passado.

Dietas especiais

Para os moradores que necessitam de dietas com algum tipo de restrição, seja por consistência ou por alguma patologia, existe um outro cardápio diferenciado, também elaborado pela nutricionista, e preparado por pessoas treinadas para que todas as restrições sejam seguidas.

Fotos Nutrição / Google Photos
Share