SBA Girassol completa 25 anos de história celebrados com uma programação intensa e emocionante

Os 25 anos do SBA Girassol foram comemorados com uma programação intensa e emocionante que contagiou os mais de 450 convidados presentes na Festa. O evento foi elaborado durante semanas com muita dedicação pela equipe da SBA, mobilizada em oferecer ao público atrações especiais que contaram um pouco da história do Girassol, além de promoverem o diálogo sobre as perspectivas da instituição.

Na primeira parte do evento, o auditório do SBA Girassol Pro reuniu ilustres convidados da comunidade alemã, como o Sr. Axel Zeidler, Consul Geral da Alemanha, patrocinadores, diretores, conselheiros, colaboradores, alunos e ex-alunos, para participarem de uma reunião que abordou a temática “A representatividade do Girassol na transformação da vida dos alunos”. Neste primeiro momento, o presidente da SBA, Sr. Weber Porto, destacou a importância do trabalho do SBA Girassol e o impacto positivo gerado na comunidade local, assim como os desafios que ainda precisam ser superados para a sustentabilidade da instituição. Sr. Weber destacou também o planejamento que vem sendo construído e que agrega vertentes de empreendedorismo e inovação nos cursos. Na sequência, Sr. Andreas Krebs, presidente da Associação Alemã Förderverein, ressaltou o quanto os envolvidos estão empenhados em contribuir neste projeto de educação de qualidade, que promove uma transformação significativa nos indivíduos participantes e consequentemente, em suas famílias e comunidade.

Após a fala do Sr. Krebs, a diretora pedagógica Cleibe Assis, apresentou números expressivos sobre o trabalho, tanto do SBA Girassol Kids, quanto do SBA Girassol Pro, ambos mantidos exclusivamente por doações e que já atendeu diretamente cerca 5.400 pessoas (moradores, crianças e jovens) e cerca de 15.000 pessoas indiretamente (familiares, ONG da região e comunidade). Cleibe ainda apresentou gráficos com o cenário atual de empregabilidade e os projetos de melhorias para o próximo ano.

Entretanto, o momento mais marcante desta ação inicial, ainda estava por vir. Foram quatro depoimentos dos alunos e ex-alunos do Pro, que com muita gratidão e satisfação, compartilharam suas experiências destacando o fato do Girassol ter desempenhado um papel fundamental em suas vidas, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.  Após a primeira parte da programação, teve início a cerimônia dos 25 anos do Girassol, realizada no ginásio do Centro Profissionalizante. Como toda solenidade oficial, os hinos nacionais são sempre executados no início e, geralmente, com gravações prévias. No entanto, um imprevisto que deveria abalar o momento solene, acabou sendo positivo pois, o fato dos áudios não terem funcionado na hora certa, fez com que músicos, coralistas, cantora e jovens se mobilizassem para entoar o Hino do Brasil e da Alemanha, encantando a todos os presentes. Um improviso que se tornou um espetáculo à parte, mostrando que o evento, que estava só começando, seria recheado de surpresas e emoção. E foi assim mesmo!

Sr. Thomas Polisaitis, Gerente Geral da SBA, fez a abertura da festa destacando que celebrar os 25 anos do Girassol é uma recompensa para todos aqueles que doaram momentos especiais de suas vidas na missão de concretizar um projeto idealizado pela Sra. Angelika Pohlmann e seu marido Sr. Karlheinz Pohlmann. Sr. Thomas agradeceu a presença de todos – diretoria, colaboradores, voluntários, parceiros, alunos e comunidade –  e convidou na sequência o Sr. Weber Porto, Presidente da Sociedade Beneficente Alemã, para proferir algumas palavras.

Sr. Weber ressaltou os passos importantes que foram dados em direção à solidez do trabalho realizado, pois o curso que era semestral, em 2017 passou a ser anual, enfatizando a preocupação do Girassol com o real preparo dos jovens para o mercado de trabalho. O Presidente também citou as importantes parcerias estabelecidas como o SENAI, o SENAC e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Após a fala do presidente, o Sr. Axel Zeidler, Cônsul Geral da Alemanha, foi convidado para proferir algumas palavras, expressando seus sinceros votos de agradecimento a todos os envolvidos no extraordinário compromisso em cuidar de crianças e adolescentes, dia após dia, dando-lhes uma chance de um futuro melhor. O Cônsul também destacou com admiração e respeito, o fato do Sr. Weber Porto, ter representado a SBA de forma digna e enfática, em Berlim. “A Rainha Silvia da Suécia, com coração brasileiro, mente alemã e alma sueca, recebeu por seu enorme engajamento social e o seu incansável empenho em prol dos direitos humanos, o prêmio Theodor-Wanner-Preis. E o patrocinador deste prêmio, nosso Ministro Federal das Relações Externas alemãs, o Sr. Sigmar Gabriel, fez a homenagem. Mas, o mais importante para nós aqui, é que a Rainha Silvia, que cresceu aqui em São Paulo e frequentou o Colégio Porto Seguro, doou o prêmio que recebeu à SBA! Vejam se isso não é um incentivo para todos que se engajam aqui na SBA!”

Depois do Cônsul foi a vez do Sr. Andreas Krebs, Presidente da Associação Förderverein Girassol na Alemanha, proferir algumas palavras. Antes de sua fala, foi exibida uma mensagem do Sr. Michael Krambrock que deixou a gestão da Associação em Março deste ano. O vídeo mostrou imagens de sua importante contribuição para o Girassol.

Durante o discurso, Sr. Krebs, destacou o trabalho realizado pela Sra. Angelika Pohlmann, e a importância das doações de pessoas físicas e jurídicas captadas pela Associação, e que este ano de 2017 trouxe uma conquista importante: a implantação do projeto de Fornecimento do Sistema Fotovoltaico para o SBA Girassol. As doações de recursos financeiros recebidas de diversas empresas e pessoas físicas da Alemanha, permitiram implantar este projeto que demonstra a preocupação com o futuro do planeta e sua sustentabilidade. Trata-se de um sistema que capta a energia solar em placas fotovoltaicas, possibilitando que o SBA Girassol tenha sustentabilidade energética e, consequentemente, redução de até 100% no consumo de energia da instituição, destaca Krebs.

O evento contou com uma apresentação de dança das crianças do SBA Girassol Kids que preencheram o espaço do ginásio com risos, gargalhadas e muito encantamento. Já os jovens dos cursos de Moda e Beleza do SBA Girassol Pro mostraram personalidade e profissionalismo durante o desfile de moda que mostrou a evolução das roupas nas últimas décadas, e o quanto elas transmitem o cenário político, econômico e social do país. Este trabalho reflete que os jovens do Pro são preparados, através da metodologia de ensino e do consistente projeto pedagógico, a desenvolverem uma formação voltada para além da questão técnica, pois eles são incentivados constantemente a se tornarem cidadãos atuantes na sociedade. Esse é um dos grandes diferenciais do trabalho do Girassol.

E quem explanou sobre essas diretrizes da instituição foi a Diretora Pedagógica Cleibe Assis, que em sua fala ressaltou também o quanto está empenhada, juntamente com sua equipe, a dar continuidade ao belíssimo trabalho da Sra. Angelika Pohlmann. “Fazer parte desse grande sonho, liderar uma equipe para que trabalhe bem, buscar parceiros, pessoas que acreditem em nosso trabalho, é uma tarefa que no final do dia, funciona como uma injeção motivadora, que nos faz cada dia mais buscar algo de melhor para nós e para o SBA Girassol”.

Durante a cerimônia, uma apresentação contagiou a todos de maneira especial, pois a Cantora Giovanna Maira, mostrou ser muito mais que um belíssimo vocal lírico, pois ela é um exemplo de superação. Deficiente visual desde 1 ano de idade, Giovanna vêm se apresentando com grandes tenores em diversos eventos pelo país. A música “Trem Bala” de Ana Vilela, ganhou em sua voz, um significado de muita alegria e reflexão para o público presente, que se emocionou e cantou junto com Giovanna.

E as atrações da festa não pararam por aí. Ao longo da cerimônia também contamos com a presença do carismático Maestro Dawid, conduzindo o já conhecido e querido Coral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, coordenado por Neusa Viana que é Enfermeira do Hospital. Neste ano, o Grupo também contou com a presença dos músicos mirins David Wycleff, Steven Daniel e Ian Victor, filhos do Maestro David, que mostraram seus talentos, tanto no início do evento durante o belo improviso dos Hinos Nacionais, quanto no final, ao cantarem “Happy Day” de forma marcante e contagiante. O Coral chegou ao Girassol acompanhado da Superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional do HAOC, Cleusa Ramos Enck, a quem agradecemos muito a presença e parceria de sempre.  Foram entoadas belíssimas canções que despertaram sentimentos de esperança e confraternização. O repertório contou com “Happy Day” e “Heal the World a Better Place”, na versão nacional “A paz”.

E para fechar com chave de ouro o grande evento dos 25 anos do Girassol, a fundadora Sra. Angelika Pohlmann, apresentou uma linha do tempo, destacando as principais conquistas e os grandes desafios enfrentados nas últimas décadas. Sra. Angelika foi homenageada por uma criança e uma jovem que leram uma poesia especial e cantaram parabéns com bolo, bexigas e muita alegria. O Presidente da SBA e o Presidente da Associação Förderverein entregaram uma placa de homenagem agradecendo pelo trabalho incansável da Sra. Angelika e toda a dedicação às crianças e aos jovens da comunidade, e essa trajetória de amor imensurável construída nesses 25 anos de história. Representando todos os voluntários do Girassol, a Sra. Gudrun também entregou um quadro de homenagem a Sra. Angelika com fotos de momentos especiais vividos na instituição.

Após a cerimônia, foi servido um delicioso e descontraído churrasco encerrando uma celebração histórica que deixará muita saudade nos corações de todos os envolvidos nessa missão do Girassol, que transcende o sonho de mudar realidades. Queremos e podemos ir muito além!

Vida longa ao Girassol! Que venham mais 25 anos!

Abaixo sem os vídeos exibidos ao longo do evento. O primeiro trata-se da mensagem enviada pelo Sr. Michael Krambrock, ex-presidente da Associação Förderverein Girassol.

O segundo vídeo é o agradecimento da Sra. Angelika a todos que contribuíram ao longo dos 25 anos de história.

Confira também, através do link abaixo, as fotos do evento e mais alguns vídeos dos momentos das apresentações.

25 anos SBA Girassol – 21Outubro2017 / Google Photos

 

25 anos do SBA Girassol – por Klaas Johnsen / Google Photos

 

 

 

 

LINHA DO TEMPO – ANGELIKA POHLMANN – 25 ANOS DO GIRASSOL – 21OUT2017 / Google Photos
Share