SBA Residencial no Congresso GERP

Representado por colaboradores e parceiros que atuam na instituição, o SBA Residencial foi uma das poucas ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos) a apresentar trabalhos científicos no congresso mais importante de geriatria do Brasil. O 9º GERP – Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia contou com três trabalhos científicos: em fonoaudiologia, apresentou um perfil alimentar dos idosos, associando deglutição e comorbidades (doenças simultâneas associadas) mais frequentes; em psicologia o olhar foi para os fatores associados ao bem-estar dos idosos; e em nutrição, o enfoque foi dado ao controle da dieta enteral (por sonda) de idosos.

Conforme explicou a nutricionista Samara Franco, a participação em congressos como o GERP é muito rico em atualizações e informações que aprimoram a qualidade do trabalho. A boa notícia que Samara trouxe foi que o SBA Residencial está bem alinhado com padrões de qualidade estipulados na atualidade, como indicadores e medidas recomendadas para triagem e avaliação de pacientes.

Outro exemplo de qualidade adotado pelo SBA Residencial é o processo de administração da dieta enteral (por sonda). Além de ser feita com uso de bomba de infusão, permitindo controle das quantidades de dieta, a administração é feita em sistema fechado, evitando a manipulação direta do alimento. O indicador de qualidade de infusão de dieta enteral é um procedimento adotado principalmente em unidades de terapia intensiva, mas por uma questão de cuidado e qualidade, já são adotados cotidianamente na SBA.

 

Share