A importância da terceira idade na família e na sociedade

Só quem viveu a experiência sabe o quão bom é crescer com a presença dos avós por perto. Criar esta ligação entre as crianças e quem está na terceira idade é algo que beneficia os dois lados da relação. Os mais experientes têm um papel muito importante na família e para toda a sociedade. Mas, muitas vezes, isso acaba ficando de lado.

Com o avanço da idade, muitas pessoas preferem se recolher em casa evitar o convívio com a família e vizinhos. No entanto, é muito importante que os mais próximos, sejam os amigos ou próprios familiares, ajudem a combater a solidão. Esta atitude pode ser feita de maneira simples e delicada. Um bom exemplo é convidando o avô ou a avó para ajudar nos cuidados com os netos.

Independente da idade, quando participamos de alguma atividade que promove o contato com outras pessoas, sentimos alegria, satisfação e ficamos estimulados a viver, cada vez mais, momentos felizes como os que passamos juntos aos outros. Consequente, a autoestima melhora, assim como o bem-estar e a vontade de nos mantermos ativos.

A relevância da terceira idade para as demais gerações

Se existe uma certeza é a de que a experiência e maturidade só aumentam com o passar do tempo. A terceira idade é a parcela da população que tem uma visão mais ampla da vida, devido a sua enorme bagagem, e que já presenciou diversos acontecimentos no mundo que transformaram a forma de viver das outras gerações.

Manter esta geração ativa na sociedade é garantir a transmissão do conhecimento para os mais jovens, é permitir que os ensinamentos sejam passados entre as gerações e, claro, garantir que a cultura não se perca.

No ambiente familiar isso ganha ainda mais importância, pois é com os avós que os netos aprendem sobre as histórias, as tradições e até mesmo as receitas da família. Sem falar, nos momentos de diversão que ficam gravados para sempre na memória dos dois.

Outro enorme benefício é capacidade da pessoa mais experiente transmitir conhecimentos profissionais para demais gerações. Dessa forma, ele faz um mentoring, ou seja, torna-se um mentor que apoiará o desenvolvimento profissional para os mais jovens.

O SBA Residencial promove essa técnica e convida os alunos do SBA Girassol Pro para que eles conheçam a história profissional dos moradores mais experientes do condomínioA troca entre as gerações faz bem muito bem! Ao transmitir seus conhecimentos e a história de sua carreira, o residente mantém viva a memória e compartilha valores, técnicas e conceitos importantes para quem deseja alcançar o sucesso na profissão que escolheu.

Os benefícios da participação dos avós na vida dos netos

“Avós são pais duas vezes” e “avós são pais com açúcar” são apenas algumas das expressões que deixam bem claro o quanto é grande o carinho e o afeto dos parentes mais velhos com os mais jovens da família. Quem conviveu com os avós na infância sabe a importância dos momentos vividos e o quanto é divertida esta troca entre os pequenos e os avós.

Muitos são os benefícios da participação dos avós na vida dos netos, de acordo com um estudo feito pelo Boston College, nos Estados Unidos, e publicado no site da Revista Crescer, os dois lados deste relacionamento são beneficiados. Para os avós, esta conexão permite o contato com uma geração mais nova, com mais abertura e a descoberta de novas ideias. Já para os netos, os idosos são fonte de conhecimento e sabedoria para toda a vida. Além disso, os pesquisadores também perceberam benefícios para a saúde mental. Dos dois lados, notou-se uma diminuição nos sentimentos de depressão.

Há outros benefícios que também podem ser destacados nesta relação:

  • Cuidar dos netos ajuda aos que estão na terceira idade a terem mais paciência em atividades do simples do cotidiano. O contato com as crianças também os deixam mais afetuosos.
  • Estimula o lado da comunicação emocional entre as duas partes.
  • Ajudam os pais a terem outras visões em relação ao comportamento dos pequenos. Afinal, a experiência dos avós é dobrada quando o assunto é o cuidado dos netos.
  • Os avós são menos críticos que os pais, por isso ajudam a reforçar os pontos positivos das crianças.
  • Os avós são apoios emocionais indispensáveis para os netos, o que pode ser muito importante em momentos de crise entre os pais, por exemplo.

A participação da terceira idade na vida das crianças só tem pontos positivos. Cuidar dos netos também garante aos avós mais vitalidade. Afinal, as crianças em alguns momentos exigem bastante fisicamente e isso é muito positivo para os idosos. Isso significa que a relação pode beneficiar a saúde dos mais velhos diretamente, tanto no aspecto físico quanto nas questões psicológicas.

Garantir a saúde dos mais velhos é muito importante. Porém, mantê-los ativos na sociedade, num ambiente dinâmico e totalmente integrado é fundamental.

Para o SBA Residencial manter o contato entre gerações é indispensável para combater a solidão. Por isso, mantém uma programação repleta de eventos que trazem seus familiares e jovens que buscam orientação profissional dos moradores. Confira mais artigos sobre estes encontros em nosso blog.

Conheça o SBA Residencial, um conceito de moradia ideal para as pessoas da terceira que querem ter o apoio necessário, mas, sem abrir mão da liberdade.

Baixe gratuitamente nosso E-book a hora de decidir!

 

 

Share